I CONGRESSO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO GLOBAL, INTELIGÊNCIAS HUMANAS E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Congresso FCU
Imagem da Internet – Divulgação

Mestrandos participem do I Congresso Mundial sobre Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da Cidadania, em João Pessoa, nos dias 15 e 16 de Outubro de 2015! A organização informa aos interessados sobre o evento internacional e de grande importância para a educação brasileira.
Aos Mestrandos FCU
Foram enviadas (caso não tenham recebido, solicitem o regulamento através do email sgaai@ulb.education), para todos os nossos estudantes, as informações para envio e apresentação de trabalhos científicos do tipo: Artigos, Temas Livres, Projetos de Pesquisa, Resultados de Pesquisa Científica para serem apresentados no I Congresso Mundial sobre Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da Cidadania. As modalidades Artigo e Temas Livres serão apresentados em formato de Pôsteres e os Projetos de Pesquisa e ou Resultados de Pesquisa Científica já concluídas serão apresentados em formato de Apresentação Oral.

Os trabalhos deverão estar inclusos em um dos Grupos Temáticos (GT) da Instituição Promotora do evento, UNIVERSIDADE LIVRE DO BRASIL, quais sejam: GT – 1: Sujeito, Formação e Aprendizagem; GT – 2: Políticas Públicas de Educação; GT – 3: Educação, Desenvolvimento e Tecnologias; GT – 4: Educação, História e Políticas; GT – 5: Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas.

Cada pessoa poderá submeter, no máximo, 5 (cinco) Trabalhos Científicos, 2 (dois) como autor e 3 (três) como coautor. Cada um dos participantes terá direito a receber o certificado do Congresso e um CD com os Anais do Congresso.

Os Pôsteres terão posição definida no Congresso, com visita do Avaliador, em dia e hora previamente comunicado. As apresentações orais ocorrerão durante a programação do Congresso, em dia e hora estabelecidos e comunicados.

A data limite estabelecida para o recebimento dos Trabalhos Científicos será dia 04 de Setembro de 2015, até meia noite, considerando a data de envio pela internet. A Comissão Científica do Congresso ressalta que os trabalhos recebidos fora do prazo determinado e/ou que não estejam dentro das normas especificadas, não serão enviadas para avaliação, sendo automaticamente devolvidos ao remetente.

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APOIO CULTURAL – FCU/ULB

Esta é uma grande oportunidade para todos os(as) nossos(as) pós-graduandos(as) em Educação de apresentarem os seus trabalhas perante um forum mundial.

Neste CONGRESSO MUNDIAL SOBRE A EDUCAÇÃO GLOBAL, pretendemos encarar o papel da educação e questionar atitudes, caminhando de uma cultura de individualismo, frequentemente associada a domínio, para uma cultura de parceria baseada no diálogo e na cooperação. O primeiro modelo cultural caracteriza os sistemas educativos de muitos países, onde os temas globais e a construção da consciencialização das realidades do mundo não são considerados relevantes para as visões nacionais. Por outro lado, o modelo de parceria pode levar à compreensão e cooperação internacionais entre as nações e os povos.

As questões do domínio, presentes sob várias facetas nas nossas sociedades, estão profundamente enraizadas na estrutura dos nossos sistemas educativos. O modelo de educação atual reflete, em grande medida, esta situação. Na crítica a este modelo, é de sublinhar que ele conduz a relações de antagonismo entre os indivíduos e entre os povos, particularmente se pertencerem a diferentes culturas, religiões, grupos sociais ou ideológicos.

A separação e a categorização das disciplinas levaram à criação de hierarquias de conhecimentos,desvalorizando outras formas de aprender. O distanciamento criado por este processo de compartimentalização não nos coloca num mundo conectado, tornando-nos incapazes de construir pontes que nos permitam aproximar- nos dos outros, conhecê-los e compreendê-los.

A educação global tem a ver com a implementação da visão necessária para evoluirmos para um modelo de parceria entre os povos, as culturas e as religiões, quer a nível micro, quer a nível macro.

A aprendizagem transformativa através da educação global envolve uma mudança profunda e estrutural nas premissas de base dos nossos pensamentos, sentimentos e ações. É uma educação tanto para a mente como para o coração. Implica uma mudança radical no sentido da interconetividade e cria possibilidades acrescidas para uma maior igualdade, justiça social, compreensão e cooperação entre os povos.

O nosso Mestrado em Educação está nos mostrando esse caminho!

Contamos com a vossa participação como cientistas neste importante evento e também como co-pensadores de uma nova dinâmica educativa de Paz e de Esperança que nos conduza a um mundo melhor.

Labor omnia vincit!

sgaai@ulb.education
Crisanto Teixeira – Jornalista e Historiador.

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